É uma freguesia portuguesa, situada na ilha da Madeira, que faz parte do Concelho de Santa Cruz, com 19,58 km2 de área e 7449 habitantes (2011). Encontra-se numa altitude de aproximadamente 700m.
Dista 9 quilometros e meio da capital, Funchal, e aproximadamente 12 da sede de Concelho, Santa Cruz.
Foi o Alvará régio de D. Pedro II, de Dezembro de 1676, que autorizou o bispo diocesano D. Antonio Teles da Silva a criar esta paróquia, que somente parece ter ficado definitivamente constituida no ano de 1680 a 1699. (pertenceu à paroquia do Caniço até ao ano da sua constituição).
Parece bastante antiga a denominação de Camacha e conjectura-se que este nome tenha provindo de algum sesmeiro ou povoador de apelido camacho, que por ali possuisse terrenos ou moradia.
A Camacha foi elevada à categoria de vila em 1994. Os sítios principais desta Vila são: Igreja; Rochão; Achadinha; Casais de Além; Vale Paraíso; Ribeiro Fernando; Nogueira; Ribeirinha; Salgados e Ribeiro Serrão.
Um dos seus atrativos é a conhecida Achada, um campo de relativa extensão e absolutamento plano, que aos madeirenses causa uma certa admiração e surpresa, por viverem numa região muito montanhosa e em que o relevo e o acidentado do terreno se mostram por toda a parte. Foi neste recinto que se jogou pela primeira vez futebol em Portugal.
As levadas são outros dos seus atrativos. A Camacha é atravessada na sua maior extensão pelo rico e abundante caudal que se chama a Levada da Serra. A vereda que margina este aqueduto, plana e de piso suave, estende-se, em condições de ser atravessada, desde a Choupana até o Santo da Serra, num percurso superior a 40 quilometros.
As levadas da Azenha e do Pico tambem irrigam, em pequenas proporções, a Vila da Camacha. A primeira nasce no Pico da Silva, e a segunda nas Serras do Poiso. A levada chamada de Baixo, que é alimentada pela Ribeira do Porto Novo, nasce nos Salgados, sitio este, que segundo relatos antigos, ali existiu uma pequena ermida.
As quintas da Camacha também merecem especial referência uma vez que já desempenharam um papel importantissimo nesta freguesia, como é o caso da Quinta do Vale Paraíso, onde nasceu o conselheiro Aires de Ornelas de Vasconcelos em Março de 1866. Merecem ainda destaque as antigas quintas Grabham, Taylor, Bean, Hinton, todas, exceto a quinta Ornelas, foram construidas por subditos ingleses, que tinham pela Camacha uma grande predileção
Esta vila é ainda conhecida como sendo a capital da cultura dada a existência de uma variedade de grupos ativos e dinâmicos, como são os casos dos diversos grupos de folclore, coral, tuna de bandolins, banda paroquial, música tradicional, teatro experimental, entre outros, que promovem ao longo do ano, uma variedade de eventos culturais sociais e de animação.